quarta-feira, 4 de março de 2009

Remorso x Arrependimento

Assunto difícil né, complicado falar sobre Remorso e Arrependimento. Mas, preciso falar umas coisas que me incomodaram, e talvez algum jovem, lendo isso aqui também pense: "Ei, já passei por isso também..."

Se tem uma coisa que eu não gosto, e não apoio é quando algum jovem, que um dia confessou a Jesus Cristo como seu salvador, passou pelo batismo, e cai(peca..), alguém diz, você não se arrependeu, foi apenas remorso. Tudo bem, o jovem se levanta, continua a sua caminhada e infelizmente caiu de novo, no mesmo erro.

O jovem então já constrangido, se culpando por ter pecado contra o salvador da sua vida, sabe que pecou contra o melhor amigo dele, o Espírito Santo. Sabe que o Espírito Santo o ajuda tanto, faz tanto por ele, mas o jovem mais uma vez descepcionou seu melhor amigo. Ai vão ter alguns que vão dizer, não...esse jovem pode ter confessado a Jesus, mas não indica que ele tenha o Espírito Santo, então leia ai irmão:

1 Coríntios 12:3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.(Versão Ferreira de Almeida).

1 Coríntios 12:3 Por isso precisam compreender que ninguém que diz "Que Jesus seja maldito!" pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer "Jesus é Senhor", a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo.(Versão na Linguagem de Hoje).

Então quem confessa a Jesus como salvador, tem o Espírito e é guiado por ele. Vamos continuar a falar sobre o jovem, arrasado por ter pecado.

Chega um "abençoado" e fala, você caiu de novo nesse mesmo pecado, me desculpe, mas você não se arrependeu, você sentiu remorso.

O jovem, sem saber bem o que significa isso, indaga: "O que é remorso?"...

Ué, você não leu o capítulo 5 de 2ªRegiliosidade Versículo 3?? - Lá explica:
Remorso: Sentimento mesquinho de quem inflinge algum código moral(no nosso caso a nossa religião e doutrina cristã..), e tem medo de ser punido, por isso se auto flagela(se entristecendo, por exemplo..) para se redimir de ter cometido tal erro.

Essa é a minha definição, você vai pensar, nossa...como ele está sendo dramático, mas é isso mesmo que as pessoas passam pra você quando você comete algum pecado e infelizmente, por algum descuido..porque se você não sabe meu irmão, Satanás não dá um descanso, é o tempo todo..o tempo todo..lutando.

Não estou fazendo aqui apologia ao pecado...pelo amor de Deus, não estou dizendo, jovem..peque a vontade, todos sabemos que pecar é errado...e paga muito mal..pois seu salário é a morte.

Estou dizendo que, se um jovem..que caiu, chegar perto de você e falar, meu irmão eu tenho uma dificuldade enorme com isso(um pecado específico..)...toda vez que sou tentado, eu caio. Não diga pra ele..."a resposta é facil, você não se arrepende..é isso, o dia que você se arrepender isso para!"  Ouvir isso é horrível irmão..é desqualificador(..estou usando uma palavra bem..tranquila..poderia usar humilhante, ofensivo...etc..etc..).

1 João 4:15 Aquele que confessar que jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. 

O meu irmão, a pessoa já está mal, você ainda vem falar que ela não se arrependeu. Vou falar por mim mesmo, mas eu(estou falando minha opinião) não consigo ver a pessoa levantando a mão e falando que Jesus Cristo é o Senhor, sem que a vida toda seja um completo arrependimento. Todos os atos, tudo que ela fazia se resume em arrependimento.

Paulo soube retratar isso muito bem:

Filipenses 3:8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.

Filipenses 3:8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo.(Linguagem de Hoje)

Estava lendo definições, achei essa no Wikipédia:  E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.

Nossa, achei isso muito legal.."como a dor sentida por causa da dor causada". Quando a pessoa que conhece a Jesus Cristo peca, imediatamente Satanás(se formou na faculdade de Acusação contra Crentes com 10 em todas as matérias...), começa a jogar cetas na cabeça do Jovem dizendo..lembra o quanto ele fez por você, lembra quantas chicotadas ele tomou, ele foi moído por você..e é assim que você retribui???? 

Bom, gente essa é a minha visão, segundo a Bíblia..remorso não pertece a pessoas convertidas.
Remorso são para não convertidos. Pessoas sem o Espírito Santo.

Se não for assim meu irmão, você que é crente e está lendo esse post agora, você já pecou essa semana??  - Está arrependido(tipo..nunca mais vai cometer esse erro denovo..) ou está com remorso(posso vir a cometer esse erro novamente..).

Posso te adiantar que está arrependido. Mas quero ouvir você..o que você acha?


Um comentário:

  1. Estava fazendo uma pesquisa sobre arrependimento e remorso, para responder uma questao q caiu na minha prova... Achei um maximo esse post, vc esclareceu de uma forma muito legal e clara para nos jovens =]
    Deus continue abencoando sua vida com poder!

    Cibele.

    ResponderExcluir