quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mudança de Caráter - Moisés II

Não tem quando você faz uma coisa, por puro impulso, e depois cai a ficha. Pois é, foi o que aconteceu com Moisés. Ele mata um egípcio, o Faraó descobre, e o que lhe resta é fugir(aliás, somente com a roupa do corpo...). Fugir nunca foi característica do povo Levita(depois falo um pouco mais sobre isso..), mas Moisés não tinha escolha.

Na maioria das vezes, é aí que começa a mudança. Quando não nos resta mais nada a não ser fugir e se esconder das circunstâncias. Somos obrigados a abrir mão do que mais separa o homem de Deus, sua própria vontade(do homem). Sem a sua vontade prevalecendo Deus ganha espaço para trabalhar. Depois do episódio do poço, Moisés fica com Jetro e se casa com Zípora.Mas não estava nem um pouco a vontade, ficar ali não era o seu desejo, tanto que o seu primeiro filho se chamou Gerson(Sou peregrino em terra estranha) - Exôdo 2:22.

Para ele era uma terra estranha, para Deus era o lugar certo. Então Moisés vira pastor de ovelhas. Com isso perde o foco em si mesmo, e começa a se preocupar com outra coisa, que não a sua vontade.

Deus então atrai a atenção de Moisés:

Êxodo 3:2 "Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia."

Moisés chegou perto, e aprendeu a primeira lição ao lidar com Deus. Regras.

Êxodo 3:5 "Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa."

Regras ajudam a forjar o caráter de qualquer pessoa, uma cidade sem regras(leis),se extingue, uma família sem regras não se respeita. Deus estava treinando aquele que deveria citar as leis de Deus para todo o seu povo.

Moisés aprende com Deus a obedecer regras, e assim começa suas mudanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário