quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mudança de Caráter - Moisés

Moisés é com certeza o mais conhecido personagem entre os Hebreus. Seus feitos com a graça de Deus são maravilhosos. Moisés era o sétimo desde Abraão, porque Anrão, seu pai, era filho de Coate, Coate era filho de Levi, Levi era filho de Jacó, jacó era filho de Isaque e Isaque era filho de Abraão.

Moisés(como sabem), nasceu do povo Hebreu, seus pais Anrão e Joquebede eram da tribo de Levi. Mas foi criado como um egípcio. Termutis(mulher de Faraó), lhe deu o melhor em educação. Foi criado com a espectativa de um dia assumir o lugar de Faraó(esse adorado e venerado como um deus).

Imagine você, sendo criado, vendo todos se esforçando para te agradar, cercado de olhares amedontrados, realizando todos os seus desejos. Foi criado para se tornar rei. E de fato, sua beleza e inteligência atraia a todos.

O sentimento de onipotência, fez com que Moisés tomasse algumas atitudes, digamos, irracionais. E certa vez, vendo que um egípcio maltratava um hebreu, matou-o, e o escondeu. Parece simples, mas não é. Naquele tempo, todos no Egito temiam o povo Hebreu, e proteger um, seria um crime grave. No entanto, sem pensar, o fez.

Êxodo 2:11 Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo.

Êxodo 2:12 Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.


1 - Veja uma característica de Moisés, o de querer resolver as coisas por si só. Sem medir prós e contras. Isso lhe trouxe sérios problemas e ele resolver fugir para o deserto.
Talvez pareça burrice, fugir para o deserto. De fato, os egípcios pensaram que o deserto daria conta dele, já que não havia água e as chances de sobrevivência eram mínimas.

Moisés fugindo, se senta do lado de um poço, completamente esgotado. Afinal, já estava andando a muito tempo.

Derepente escuta uma briga, eram alguns pastores exotando as filhas de Jetro do poço, não permitindo que dessem de beber ao rebanho.

Êxodo 2:17 Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.

Moisés, toma mais uma atitude irracional. Pense comigo, ele estava esgotado, havia caminhado pelo deserto durante horas, a Bíblia diz que vieram "os pastores", ou seja, eram mais de um. Ele estava em uma terra desconhecida, e a fama de que os egípcios maltratavam a todos estava espalhada. Não seria surpresa se aqueles pastores tivessem ódio de qualquer egípcio que aparecesse. No entanto ele se levantou em defesa das filhas de Jetro.

2 - Não surpreende que ele pense que ninguém pode contra ele. Foi criado e educado para pensar que todos são menores. Afinal, teve a educação de um futuro "deus".

Veremos agora, como um homem educado para se tornar Faraó, e ter o pleno poder para fazer o que quizer, virou um simples pastor de ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário